Caixa vai financiar 100% do valor dos imóveis com taxa de 2,50% ao ano

A Caixa acaba de anunciar que vai passar a financiar até 100% do valor dos imóveis que forem retomados pelo banco. Inicialmente, serão 6 mil imóveis colocados à disposição nessas condições que preveem uma taxa de 2,50% ao ano e correção pelo rendimento da poupança, hoje em cerca de 2,45% ao ano. Por regra do Banco Central, os bancos só financiam entre 80% e 90% do valor dos imóveis, com algumas exceções específicas.

Também haverá uma carência de 6 meses para início do financiamento. “A primeira parcela só será paga daqui a 7 meses”, afirma o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em live na manhã desta segunda-feira.

“Será a primeira vez que a Caixa vai financiar 100% do imóvel pelo SBPE [Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo]. A partir de agora, todos os imóveis retomados serão financiados desta maneira. Ao invés de irmos para o leilão, gastar com uma série de questões operacionais, faremos desta maneira”, completa ele.

Simule gratuitamente o valor das parcelas e as condições do seu financiamento imobiliário

De acordo com Guimarães, o lançamento das condições especiais ocorre durante o 1º Feirão Digital Caixa da Casa Própria será realizado de 25 de junho a 4 de julho. No evento, estarão disponíveis 180 mil imóveis, sendo 6 mil deles com financiamento de 100% do valor.

“Em breve, teremos outras iniciativas na mesma linha, teremos muito mais operações onde a caixa vai financiar 100% do imóvel”, afirma o executivo.
A Caixa informou ainda que foram preciso 6 meses de negociação com o Banco Central para começar a ofertar as condições anunciadas hoje.

Atenção: O financiamento de 100% do imóvel não será aplicado para linhas de financiamento tradicional atrelado à Taxa Referencial, hoje em zero. Ele só está disponível para a linhas atrelada ao rendimento da poupança que, segundo o banco, representa 40% das novas contrações do crédito imobiliário.

Casa em Maria Paula – 1ª locação

Caixa reduz parcelas de financiamento imobiliário

Por conta da crise econômica da pandemia, a Caixa informou ainda que irá permitir redução das parcelas e até a pausa do financiamento imobiliário em alguns casos.

O valor da prestação poderá ser reduzido em 25% por seis meses. O corte na parcela poderá ser de 25% a 74,99% por até 3 meses e, para tanto, será necessário apresentar autodeclaração de perda de renda. Para clientes em situação mais vulnerável, a redução poderá ser maior que 75% com comprovação da perda da renda e avaliação pela Caixa.

Também haverá a possibilidade de pausa no pagamento das prestações por até seis meses para beneficiários do auxílio emergencial ou para quem estiver recebendo seguro-desemprego.

De acordo com o banco, haverá juros sob os valores não pagos durante a vigência da negociação, que serão incorporados ao saldo devedor do contrato e diluídos no prazo remanescente. “O contrato não está isento da incidência de juros remuneratórios, seguros e taxas. A taxa de juros e o prazo contratados inicialmente não sofrem alteração”, diz em nota.